O INCC é um índice de inflação cujo objetivo é medir a variação dos custos na construção civil. Ele compõe o IGP e é calculado mensalmente pelo IBRE-FGV. O INCC é usado principalmente no reajuste do valor de imóveis comprados na planta. Apesar de não ser um indexador utilizado no mercado de capitais, o INCC tem impacto direto no preço da maioria dos imóveis enquanto estão em construção.
É calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), órgão da Fundação Getúlio Vargas responsável pelo cálculo dos índices de inflação.
A série histórica do INCC começa em janeiro de 1944, quando o índice foi auferido pela primeira vez. Ele era calculado apenas com base no Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil à época. A partir de 1950 o índice passou a ser divulgado para fora da FGV.
Com o tempo o escopo desse índice aumentou, incluindo outros produtos e serviços que compõem os custos da construção civil. Além disso, o número de cidades no qual ele é calculado também se expandiu, chegando a abranger 20 capitais brasileiras. Hoje a coleta dos preços para os índices é feita em 7 capitais, mais especificamente: